
Nossa História

Na gestão dos Profs. Drs. Joji Ariki e Nelson Gimenes, foram construídos 4 barracões em estrutura metálica. Na gestão dos Profs. Drs. Nelson Gimenes e Paulo Figueiredo foram construídos o escritório, a sala de leite, um banheiro e o fechamento de dois barracões (cômodo de ração e digestibilidade). Na gestão dos Profs. Drs. Júlio Durigan e José Marques foi construído um barracão (bodário e fenil) e na gestão dos Profs. Drs. Raul Girio e Maria Cristina ampliação da creche e depósito. Alem destas construções foram executados, em todas as administrações, diversos outros serviços no sentido de estruturar melhor o Setor.

No ano de 2012 houve a mudança de nome do Setor de Caprinocultura para Laboratório de Estudos em Caprinocultura, uma vez que, por definição, laboratório, que é aquele lugar ou espaço destinado ao estudo experimental de qualquer ramo da ciência, ou à aplicação dos conhecimentos científicos com objetivo prático, que é a denominação correta para as atividades que ocorrem e para a função que exerce dentro da cultura de caprinos.
Nossa História
O Laboratório de Estudos em Caprinocultura iniciou sua história como nome de Setor de Caprinocultura da UNESP - Campus de Jaboticabal, e teve seu começo no ano de 1990 com o empréstimo de 10 cabritas, da Universidade Federal de Viçosa - MG, e a delimitação de uma área de aproximadamente 5 hectares.
Onde 02 hectares foram cedidos pelo Prof. Dr. Vanildo Favoreto, 02 hectares cedidos pelo Prof. Dr. Pedro de Andrade e 01 hectare cedido pelo Prof. Dr. Rodolfo Kronka.
Como não existiam instalações para os animais, o Prof. Dr. Paulo Figueiredo nos emprestou as instalações do antigo bezerreiro para abriga-las, e ali ficamos até 1994.

É importante salientar a ajuda da FAPESP, por meio dos programas de INFRA e do Colégio Agrícola, na construção das instalações e na compra de equipamentos. Até o momento, aproximadamente 70% dos investimentos realizados no Setor vieram de recursos de fora da Universidade, por meio de projetos.
